No último final de semana (20 a 23 de março) em Teodoro Sampaio – SP ocorreu a Expo Teodoro, que contou com a presença da Arenales Homeopatianimal, com estande para informação e divulgação dos produtos voltados para o produtor rural. Na cidade a Arenales conta com a parceria da Agropontal que comercializa os produtos da linha bovina.
Realizado pela prefeitura municipal e seu secretariado, é a primeira exposição realizado na cidade, visto que o recinto da cidade só contava com rodeios durante o ano. Segundo o diretor do departamento de agricultura e organizador do evento, Leandro Marques Silva, a expectativa de público era de 30 mil pessoas durante os 4 dias de feira. “ No ano seguinte pretendemos trabalhar com a exposição de animais, e estruturar o recinto, essa é uma festa para o povo de Teodoro Sampaio para que possam comercializar e apresentar seus produtos e também um momento de lazer”, comenta Marques.
Sobre a agricultura e pecuária na região Marques conta: “A Patrulha agrícola no município estava bem defasada, reestruturamos todo departamento, mudamos a metodologia de trabalho, aja, visto que no último ano atingimos 2.885 hectares de área preparada, 1.130 hectares de mandioca, com estimativa de 22.600 toneladas.
Isso irá gerar para o município 9 milhões de reais. Hoje o município conta com 22 assentamentos, juntamente com o distrito de planalto do sul, totalizando mais de 1.200 famílias assentadas, famílias estas, que não tem equipamentos e implementos na maioria dos casos, então, o município vem adquirindo mais equipamentos, principalmente voltados para a cultura da mandioca, que é uma cultura em crescimento no município. No ano de 2012 tínhamos apenas 92 hectares e hoje estamos com 1.130 hectares.
Esse ano estamos com a expectativa de oferecer 40 cursos, um deles é de agricultura orgânica, que são 8 módulos, uma vez por mês, curso de apicultura de 8 módulos, realizado todos os finais de semana, totalizando aproximadamente 180 horas. Além da parceria com o Senar, também firmamos parceria com o Itesp, Sebrae e Agrosebrae na aplicação de cursos, tudo isso para capacitar o produtor rural para que ele possa aumentar sua renda e adquirir mais conhecimento.
No último ano realizamos um projeto com o laticínio e a Odebrecht da energia social, onde trabalhamos a nutrição animal com um projeto denominado Capim Elefante, o município pode contemplar 100 produtores com toda preparação de solo, entrega de sementes e auxilio da equipe técnica para acompanhar os produtores. O produtor já recebe a propriedade com o pasto, sendo a maioria para o desenvolvimento da pecuária, que temos melhorado principalmente com esse projeto de nutrição e com o projeto de inseminação artificial, inclusive já conseguimos as doses de sêmen, e assim iremos iniciar com esses produtores que já estão inseridos no projeto Capim Elefante.
Não menos importante, a cultura da mandioca, que se tornou predominante no último ano em nossa região por conta dos preços e com o incentivo do município através da patrulha agrícola, estamos conseguindo resgatar a agricultura e melhorar a pecuária na região, enfim, sozinho ninguém caminha, por isso trabalhamos forte na questão de parcerias”, finaliza Marques.