A Escola Municipal Karina Athia Krasucki, realizou no dia 8 de Julho uma Festa Junina para pais, alunos e moradores do bairro.
Crianças da pré-escola, vestidos a caráter dançaram músicas juninas com os professores.
Depois da apresentação todos foram para o salão da escola onde havia comidas típicas, pastéis, churrasquinhos e doces diversos.
Também foram premiados os caipirinhas que mais arrecadaram fundos para a escola para ser investidos em projetos diversos ligados à unidade.
Segundo a educadora, Roseli Santos Neves da Silva, todos tiveram uma participação importante na festa. “Fomos divididos em grupo e cada um ficou com uma tarefa, o meu ficou em montar a árvore surpresa toda feita de produtos recicláveis, garrafas pet, e cada miolo da flor que estava na árvore tinha um numero onde dava direito a uma prenda”. Ela também fala da interatividade dos funcionários da comunidade e dos pais. “Os funcionários da escola juntamente com pais dos alunos e a comunidade ajudaram bastante na organização. Arrecadaram prendas, cuidaram das barracas e também das crianças isso foi muito legal”, finaliza Roseli Santos.
Um Pouco da História da festa junina:
A festa junina tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
A festa seria uma oportunidade para juntar os amigos e a família e se divertir. A decoração é feita com bandeirinhas coloridas, confeccionadas com folhas de papel de seda ou cartolina de diversas cores ou, até as mais originais são as bandeirinhas de jornal ou folhas de revistas coloridas.
Quando há espaço usam papel laminado nas cores vermelha e amarela para fingir uma fogueira, amassando o papel de forma a imitar as labaredas.
Para entrar no clima da festança os homens costumam usar camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos como se fossem remendos das calças, lenço no pescoço, chapéu de palha, bota e um bigode caprichado desenhado com lápis de pintar os olhos.
Já as mulheres usam vestidos de estampas florais com babados e rendas, cabelo dividido em duas tranças e amarrado com fita, chapéu de palha, meia calça colorida, sapato e sardas desenhadas na bochecha com lápis de pintar os olhos. A musica típica das festas juninas é um pouco parecida ao forró, e toca todo tempo, embalando o bate papo dos amigos. São tocadas quase sempre as mesmas, como Pula a Fogueira, Capelinha de Melão, Pedro, Antonio e João.
Há ainda várias brincadeiras como a quadrilha em que geralmente é tocada a musica Festa na Roça. A maior atração está na confusão, quanto maior mais divertida se torna a brincadeira.
As comidas normalmente são: arroz-doce, canjica, cocadinhas, bolo de fubá, docinhos de amendoim, cuscuz, milho cozido, pinhão e bolinhos de polvilho.
As bebidas mais famosas destas festas são Quentão e Vinho Quente.