Logo Arenales Blog

Fitoterapia e Homeopatia: Entenda a diferença

24-05-2019 |

A Fitoterapia e Homeopatia são dois processos utilizados para o tratamento doenças, e são metodologias que buscam tratar de forma natural, logo, não são provenientes de materiais industrializados.

Entretanto, a Fitoterapia e Homeopatia possui diferenças quanto à sua forma de terapia medicinal. A fitoterapia utiliza plantas para o tratamento, enquanto a homeopatia emprega elementos de origem animal ou mineral.

Entretanto, as diferenças entre Fitoterapia e Homeopatia não se restringem somente à matéria prima de seus métodos, vai muito além, distinguido também na forma como o diagnóstico é obtido.

Assim, nós da Arenales preparamos um post para tirar todas suas dúvidas a respeito das diferenças entre Fitoterapia e Homeopatia, confira:

Fitoterapia

A Fitoterapia tem origem exclusivamente vegetal. Assim, quando se utiliza parte de uma planta como matéria prima em um produto farmacêutico, que tenha efeito farmacológico, é considerado um medicamento fitoterápico.

Embora seja um medicamento natural, os medicamentos fitoterápicos apresentam substâncias químicas (fitocomplexos), e é justamente essas substâncias que permitem o efeito terapêutico dos medicamentos fitoterápicos.

Assim, a Fitoterapia é uma terapia com medicamentos que possuem substâncias com matéria química atuantes diretamente no corpo, ao contrário da homeopatia, no qual apresenta ação física.

Homeopatia

O corpo precisa ser estimulado para buscar o equilíbrio. A Homeopatia, dispõe de um método que proporciona exatamente isso.

O procedimento homeopático objetiva o tratamento de doenças a partir do uso de medicamentos que produz efeitos semelhantes aos sintomas, porém com doses reduzidas.

Essas doses são diluídas de elementos extraídos da natureza (com origem animal, vegetal e mineral).

E ainda, os medicamentos homeopáticos não possuem matéria química, dessa forma, não apresentam efeitos colaterais, ao contrário dos fitoterápicos, que podem ocasionar algumas reações como alergias, irritações, etc.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e você tenha tirado suas dúvidas das diferenças entre Fitoterapia e Homeopatia. Até a próxima!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo