Todo mundo sabe que um bom banho diário é essencial para a higiene dos humanos e é por estarmos acostumados com este hábito que acabamos nos equivocando em relação a frequência certa de banho em pets. É claro que a vontade de todo tutor é ver sempre seu fofuxo limpinho e cheirosinho, mas a verdade é que a regra do banho diário e até mesmo semanal não deve ser aplicada na rotina dos pets.
Você sabia que banhos em excesso podem ser prejudiciais à saúde do seu pet? Pois é, podem sim! Mas afinal, qual a frequência correta de banho em cachorro?
Ficou curioso? Então continua aqui com a gente que vamos te explicar tudinho!
Exceto em casos de tratamentos dermatológicos indicados por um veterinário, banhos diários ou semanais podem ser prejudiciais à saúde dos peludos por deixá-los mais expostos à doenças e alergias.
Por que isso acontece? Porque os cães produzem uma oleosidade natural que serve de proteção contra estas enfermidades, oleosidade essa que é perdida em meio a tantas e tantas duchas tomadas em um curto espaço de tempo.
A dica para quem quer ver o seu fofuxo (a) sempre lindo (a) e belo (a) é substituir os banhos diários pela escovação dos pelos para retirar as células mortas e os pelos em excesso, além de evitar aqueles nós chatinhos que sempre costumam aparecer.
Outra dica é optar pelo famoso “banho seco”, utilizando produtos próprios para a prática com o auxílio de um pano, deixando os pelos do seu pet com um odor mais agradável durante os períodos sem banho.
Conversa vai, conversa vem e você ainda está curioso para saber de quanto em quanto tempo deve dar banho no seu anjinho de quatro patas, não é mesmo? Pois então vamos direto ao assunto!
Alguns fatores influenciam na hora de determinar o tempo entre um banho e outro como: se é o pet é filhote, se tem pelo curtos ou longos.
Filhotes:
Caso seu fofuxo ainda seja um filhote, o ideal é aguardar o período de vacinação terminar para iniciar a rotina de banhos em pet shops. Porém, a partir do segundo mês você já pode dar o primeiro banho no seu pet em casa, com água morna e produtos específicos para filhote. Não esqueça de utilizar o secador para auxiliar no momento da secagem.
Com pelos curtos:
No caso de pets com pelos curtos, os banhos são recomendados de 15 em 15 dias no verão, já no inverno o indicado é que os banhos sejam mensais. Lembre-se de escovar os pelos semanalmente para que as células mortas sejam retiradas, evitando o cheiro forte no animal.
Com pelos longos
Para os pets com pelagem longa o período entre um banho e outro pode ser mais curto, de 15 em 15 dias, até mesmo nas estações mais frias. Lembrando que estes demandam escovação diária dos pelos.
E aí, gostou do conteúdo? Então fique ligada aqui no nosso blog e acompanhe tudo sobre o universo do seu fofuxo!