Você já ouviu falar da gestação psicológica que pode afetar tanto gatas como cadelas? A pseudociese é a gravidez psicológica em cadelas, e embora seja bastante comum, traz complicações para a vida do pet. Por outro lado, a gravidez psicológica em gatas não é tão comum, mas também pode acontecer.
A gravidez psicológica é explicada como um engano no organismo das fêmeas que fazem com que o pet apresente comportamento mais maternal, e em alguns casos que até desenvolva tecido mamário.
Essa gestação psicológica pode acarretar em alterações tanto psicológicas quanto físicas no animal e por isso é fundamental que a atenção aos sintomas da doença em cadela e gata seja frequente.
Não há uma causa definida para a ocorrência de gestação psicológica canina, o que se sabe é que a pseudociese acontece por causa de uma mudança hormonal no corpo da fêmea.
Essa alteração pode acontecer mesmo sem ter o contato direto com um macho.
Além disso, assim como em felinos, a gravidez psicológica em cadelas tem relação com o hormônio progesterona, na qual aumentam enquanto estrógeno diminui desencadeando a gravidez imaginária na fêmea.
Como acontece a gravidez psicológica em gatas?
A gravidez falsa em felinos é de fonte hormonal. As gatas ovulam durante o cio, e independentemente se elas acasalam ou não, seu corpo vai produzir um cisto chamado “corpo lúteo”.
Quando não ocorre a fecundação o cisto desaparece, porém quando o cisto permanece acontece a gravidez psicológica em gataspois começa a produção de progesterona, um dos sintomas da gravidez.
FIQUE DE OLHO EM ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E EM SINTOMAS CLÍNICOS COMO:
- Produção de leite
- Organização de ninho
- Dores nas mamas e aumento das glândulas mamárias
- Abdômen inchado e aumento de peso
- Adotar objetos para criar
- Depressão
As gatas apresentam sintomas tanto físicos como psico-emocionais, como:
- Abdômen inchado e aumento de peso
- Pausa no cio
- Produção de leite
- Mamilos inchados , rosadas e glândulas mamárias maiores
- Cansaço
- Comportamento materno
- Organização de ninho
- Adotar objetos para criar
Tratamento e prevenção da gravidez psicológica
Em cadelas, é aconselhável a castração das fêmeas já que diminui a produção de hormônios que desencadeiam a gravidez psicológica canina. Indicado tanto para cadelas que já tiveram pseudociese como para aquelas que ainda não tiveram.
Mas principalmente para cadelas que apresentam a gravidez imaginativa com mais frequência no fim dos ciclos, evitando, assim, complicações da pseudociese, como o surgimento de câncer.
Da mesma forma que em gatas, é aconselhável a castração para evitar a ocorrência de gravidez psicológica como outros problemas: cistos e tumores nos seios, por exemplo.
Se sua cadela ou gata está com sintomas da gravidez psicológica é essencial que consulte um especialista, ele saberá fazer um diagnóstico preciso e a forma de medicação mais adequada. Em casos mais leves, é recomendável os remédios homeopáticos.
O FATOR FEMINI® é indicado como medicamento homeopático para cadelas e gatas que não pariram e apresentam leite em mamas (pseudociese), indicado para processos de nódulos diversos em mamas, indicado para inflamação em mamas (mamite ou mastite), indicado para descamação de mamilos e indicado para supuração de mamas.
Conclusão
Se você é mãe ou pai te pet fêmea, estejam bem atentos ao seu comportamento e possíveis sintomas quando surgirem. Previne com o tratamento homeopático ou com os medicamentos de um médico veterinário, se necessário. Espero que esse artigo tenha sido útil. Até a próxima!