HOMEOPATIA ANIMAL
HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Gravidez psicológica em cadelas e gatas

gravidez psicológica em cadelas e gatas

Você já ouviu falar da gestação psicológica que pode afetar tanto gatas como cadelas? A pseudociese é a gravidez psicológica em cadelas, e embora seja bastante comum, traz complicações para a vida do pet. Por outro lado, a gravidez psicológica em gatas não é tão comum, mas também pode acontecer.

A gravidez psicológica é explicada como um engano no organismo das fêmeas que fazem com que o pet apresente comportamento mais maternal, e em alguns casos que até desenvolva tecido mamário.

Essa gestação psicológica pode acarretar em alterações tanto psicológicas quanto físicas no animal e por isso é fundamental que a atenção aos sintomas da doença em cadela e gata seja frequente.

Não há uma causa definida para a ocorrência de gestação psicológica canina, o que se sabe é que a pseudociese acontece por causa de uma mudança hormonal no corpo da fêmea.

Essa alteração pode acontecer mesmo sem ter o contato direto com um macho.

Além disso, assim como em felinos, a gravidez psicológica em cadelas tem relação com o hormônio progesterona, na qual aumentam enquanto estrógeno diminui desencadeando a gravidez imaginária na fêmea.

Como acontece a gravidez psicológica em gatas?

A gravidez falsa em felinos é de fonte hormonal. As gatas ovulam durante o cio, e independentemente se elas acasalam ou não, seu corpo vai produzir um cisto chamado “corpo lúteo”. 

Quando não ocorre a fecundação o cisto desaparece, porém quando o cisto permanece acontece a gravidez psicológica em gataspois começa a produção de progesterona, um dos sintomas da gravidez.

FIQUE DE OLHO EM ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E EM SINTOMAS CLÍNICOS COMO:

  • Produção de leite
  • Organização de ninho
  • Dores nas mamas e aumento das glândulas mamárias
  • Abdômen inchado e aumento de peso
  • Adotar objetos para criar
  • Depressão

As gatas apresentam sintomas tanto físicos como psico-emocionais, como:

  • Abdômen inchado e aumento de peso
  • Pausa no cio
  • Produção de leite
  • Mamilos inchados , rosadas e glândulas mamárias maiores
  • Cansaço
  • Comportamento materno
  • Organização de ninho
  • Adotar objetos para criar

Tratamento e prevenção da gravidez psicológica

Em cadelas, é aconselhável a castração das fêmeas já que diminui a produção de hormônios que desencadeiam a gravidez psicológica canina. Indicado tanto para cadelas que já tiveram pseudociese como para aquelas que ainda não tiveram.

Mas principalmente para cadelas que apresentam a gravidez imaginativa com mais frequência no fim dos ciclos, evitando, assim, complicações da pseudociese, como o surgimento de câncer.

Da mesma forma que em gatas, é aconselhável a castração para evitar a ocorrência de gravidez psicológica como outros problemas: cistos e tumores nos seios, por exemplo.

Se sua cadela ou gata está com sintomas da gravidez psicológica é essencial que consulte um especialista, ele saberá fazer um diagnóstico preciso e a forma de medicação mais adequada. Em casos mais leves, é recomendável os remédios homeopáticos.

O FATOR FEMINI® é indicado como medicamento homeopático  para cadelas e gatas que não pariram e apresentam leite em mamas (pseudociese), indicado para processos de nódulos  diversos em mamas, indicado para  inflamação em mamas (mamite ou mastite), indicado para  descamação de mamilos e indicado para supuração de mamas.

homeopatia veterinária

Conclusão

Se você é mãe ou pai te pet fêmea, estejam bem atentos ao seu comportamento e possíveis sintomas quando surgirem. Previne com o tratamento homeopático ou com os medicamentos de um médico veterinário, se necessário. Espero que esse artigo tenha sido útil. Até a próxima!

Cadastre-se e receba dicas de cuidados com o seu PET

20.04.2020

Postado em Cães, Gatos

Dê dua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.