Com propostas interdisciplinares e uma visão metodológica diferenciada, os alunos do Grupo de Ciências Luckesi realizaram no último sábado (7), uma visita na sede do Laboratório Arenales.
O grupo faz parte do Projeto Errare da Escola Estadual José Firpo, onde educadores buscam no dia-dia das aulas orientarem os alunos na descoberta do mundo através da ciência contextualizada e atuante.
Durante a visita os alunos conheceram todo o complexo laboratorial da Arenales com explicações sobre o processo de fabricação e qualidade. No encontro eles puderam assistir o vídeo institucional que mostra o pleno funcionamento da empresa.
De acordo com o professor responsável pelo grupo, Paulo Fiorato, através do projeto os alunos passam de uma posição passiva para uma posição ativa dentro da escola. “Eles começam a fazer planejamentos além de ter que assumirem responsabilidades perante o grupo. Os estudantes passam a gostar de vir pra escola, tanto é que nos finais de semana a maioria está presente dentro da instituição”, diz.
O projeto existe há nove anos e já se destacou por expedições onde foram encontrados fósseis de dinossauros. “Eventualmente realizamos os encontros para a realização de escavações onde foram encontrados os primeiros fósseis”, comenta Fiorato.
Para ele a homeopatia é importante porque além de respeitar os princípios naturais, os seres humanos que são beneficiados com alimentos mais saudáveis. “Descobri a Arenales através de um vídeo que sempre transmiti aos alunos de uma matéria onde a Maria do Carmo Arenales falava da importância dos medicamentos homeopáticos. Desde então, tivemos interesse em conhecer seu trabalho e empresa”, destaca.