Desenvolvida para aumentar o leque de opções para o tratamento de doenças nos peixes, a homeopatia agora pode ser aplicada aos aquáticos de espécies exóticas e nativas, onde é possível tratar enfermidades como estresse, infecções, piolhos e carrapatos. A novidade foi desenvolvida por um Laboratório de homeopatia veterinária de Presidente Prudente que é referência no assunto.
De acordo com a responsável técnica da empresa que desenvolveu o medicamento, Maria do Carmo Arenales, as doses medicamentosas vão agir da mesma forma como nos outros animais, ou seja, o tratamento poderá ser feito de forma preventiva e curativa sendo controlada as patologias específicas dos peixes. “No âmbito da homeopatia é possível tratar as mais diversas espécies de animais, mas medicamentos homeopáticos direcionados aos peixes ainda não existia no mercado”, destaca.
Ela diz que com o lançamento dos produtos, a criação dos peixes orgânicos será otimizada já que os Fatores homeopáticos respeitam os princípios naturais, onde a matéria-prima é extraída dos reinos animal, mineral e vegetal, sofrendo um processo de trituração e dinamização. “O remédio homeopático nada mais é do que um processo de potencialização dos recursos naturais”.
“Diante da preservação ambiental a homeopatia é uma tendência para o tratamento de animais de produção, pois as pessoas estão cada vez mais atentas ao consumo de alimentos de origem orgânica, o que torna propício a utilização dos Fatores em pisciculturas que apresentam diferenciais para este tipo de cliente”, destaca.
Os medicamentos tem como veículo a sacarose [açúcar] que podem ser fornecidos junto a ração ou alimentação do cardume. Durante as pesquisas, não foram constatadas alterações do pH (Potencial Hidrogeniônico) da água, não alterando, portanto, a acidez ou alcalinidade do ambiente.
Segundo ela, os peixes tem tido um crescimento muito grande no segmento do agronegócio, se tornando muitas vezes um segundo mercado para a captação de recursos. “O que faltava para este público era uma maior diversidade de opções para tratar as doenças de diferentes etimologias, que antes tinham como diagnostico incuráveis”.
Arenales conta que o propósito da inovação, é propiciar mais facilidade de manejo a propriedade. “A praticidade e eficácia do Fator homeopático é fantástica, à vista disso é que em poucos dias o cardume já revela uma grande diferença”, enfatiza.