Terapia é uma alternativa para prevenção, já que enfraquece a fêmea e diminui ovos
Até mesmo a homeopatia tem sido empregada no combate aos carrapato, uma praga que representa um grave problema de saúde pública e cuja incidência tem aumentado na área urbana. Uma novidade na área é o Fator EctoCão®, produzido pelo laboratório Arenales Fauna e Flora. Trata-se de um medicamento homeopático que propõe o controle de carrapatos, bernes e moscas de orelha em cães a partir do fortalecimento das condições do animal.
O médico veterinário homeopata Evandro Garcia Lopes, explica que os produtos químicos são eficazes como curativos, mas não influem muito no aspecto preventivo. “Ao invés de somente exterminar as formas adultas, o produto propõe uma visão controladora mais ampla do problema”, diz Lopes.
Segundo ele, o EctoCão® muda o foco do controle, tratando o cão ao invés de atacar o carrapato. O produto ativa a imunidade do cachorro e o organismo do animal reage ao carrapato. “Com o uso por sete a dez dias, a fêmea do carrapato fica enfraquecida e, quando cai ao solo para a postura, coloca menos ovos”, explica o especialista. “O medicamento reforça o organismo do cão e indiretamente atua no ambiente, restringindo a proliferação do carrapato”, reforça.
Há um ano e meio no mercado, na região de Presidente Prudente, onde fica a sede do laboratório, os produtos Arenales estão chegando agora aos pet shops e clínicas veterinárias campineiras, como uma alternativa natural de controle do carrapato. (Delma Medeiros/AAN)
Fonte: Jornal CORREIO POPULAR – Campinas – SP – 14 de fevereiro de 2006