A homeopatia para gado leiteiro é uma das técnicas de melhor aproveitamento usadas pelos produtores. Esse método passou a ser utilizado devido ao surgimento e à propagação de bactérias e parasitas resistentes aos medicamentos veterinários, problema que vem se tornando um dos que mais afetam o custo da produção de leite.
Dessa forma, utilizar a homeopatia animal no dia a dia do rebanho evita o uso de antibióticos e antiparasitários em quantidades inadequadas, o que, em vez de ajudar, aumenta as chances da incidência desse tipo de praga nos animais.
Continue lendo este artigo para entender, de forma didática, como funciona a aplicação da homeopatia veterinária para o gado de leite e seus principais benefícios.
Como funciona a homeopatia para gado leiteiro?
Os medicamentos homeopáticos são misturados à ração dos animais. Eles têm efeitos preventivos e curativos que não causam impactos negativos no animal.
Além de promover o bem-estar do gado leiteiro, a homeopatia veterinária é livre de efeitos colaterais. Sua aplicação também reduz o impacto ambiental e contribui para a diminuição dos custos da pecuária.
Em poucos dias, é possível perceber a mudança na qualidade de vida de seu rebanho, bem como a melhora na qualidade do leite produzido. Tudo isso de forma mais natural, com propriedades mais puras e sem a interferência de substâncias químicas artificiais e resíduos.
Quais os benefícios da homeopatia para gado leiteiro?
Com a homeopatia veterinária, você garante muitos benefícios para o gado leiteiro. Problemas como diarreia em bezerros, carrapatos nos animais e sistema imunológico debilitado são diminuídos significativamente.
Além disso, também é possível notar a presença de outros benefícios, como:
- Tratamento e controle das moscas (do estábulo), bernes e verminoses.
- Tratamento e prevenção de mastite ou mamite.
- Tratamento e prevenção de infecções do casco.
- Tratamento de endo e ectoparasitas.
- Redução do estresse.
Controle da mastite com homeopatia veterinária
A homeopatia para gado leiteiro também auxilia no controle da mastite, um dos principais problemas encontrados pelos produtores.
Quando a vaca é acometida pela mastite, em alguns casos, é necessário realizar o descarte de todo o leite ordenhado. Por isso, a fim de tratar a doença, alguns produtores optam pelo uso de medicamentos antibióticos. Mas, durante todo o tratamento com esses medicamentos químicos, o leite não pode ser consumido em decorrência da carga residual presente nele.
Entretanto, com o uso da homeopatia veterinária, é possível tratar o gado sem que o leite seja descartado, já que a ação dos medicamentos homeopáticos acontece naturalmente no organismo. É restabelecida a energia vital da vaca sem que haja resíduos no leite.
Quais os medicamentos homeopáticos indicados para gado leiteiro?
São diversos os medicamentos homeopáticos que auxiliam na prevenção e cura de doenças, promoção da qualidade de vida e bem-estar do gado de leite.
Um exemplo é o Fator M&P®, medicamento homeopático que consegue controlar a mastite, promovendo uma diminuição gradativa da inflamação na glândula mamária. Em consequência disso, a CCS (Contagem de Células Somáticas) é reduzida e o leite produzido adquire mais qualidade e valor.