Muitos produtores que trabalham com cria, podem enfrentar um problema que surge em várias propriedades: vacas que tem dificuldades em parir, não tendo uma dilatação adequada para que o bezerro saia.
São poucos os medicamentos disponíveis hoje no mercado para contribuir com o parto que em alguns casos pode durar mais de 12 horas. De acordo com o médico veterinário Guilherme Lesche, depois que é feito o trabalho de cobertura ou inseminação dos animais, as vacas que apresentaram prenhez devem ser separadas. Mas depois do período de gestação é comum uma apresentar maior dificuldade que a outra para parir.
O médico veterinário destaca que para evitar problemas durante o parto, a solução está no uso da homeopatia veterinária. “Temos experiências que os Fatores Homeopáticos ajudam no processo de dilatação e consequentemente as vacas expelem o bezerro sem grandes dificuldades”, declara ele.
O medicamento homeopático pode ser oferecido a partir da metade da gestação e a vantagem, conforme o médico veterinário, é que a homeopatia respeita os princípios naturais, portanto não causa efeitos colaterais e nem mesmo corre o risco de provocar abortos.
“Com a homeopatia veterinária, os peões não precisam fazer grandes manobras na hora do parto e evita um manejo desnecessário nas propriedades. Outra vantagem é que os bezerros, nascem já mais sadios e vigorosos”, afirma o médico veterinário.
Quer saber mais sobre como facilitar o parto? Então clique aqui