Logo Arenales Blog

Homeopatia Veterinária – Dra Maria do Carmo no Terra Viva Sustentável

20-08-2014 |

Arenales_ TerraVivaSustentavel_Ago_14

No último dia 18/08 no programa Terra Viva Sustentável na Band, a Dra Maria do Carmo Arenales diretora da Arenales Homeopatianimal, bateu um papo com Tobias Ferraz sobre Homeopatia Veterinária ou Homeopatia animal.  Dividido em 3 blocos, Maria do Carmo abordou os benefícios com o uso da homeopatia, benefícios com o tratamento homeopático no gado de leite e corte, a minimização de custos com produtos convencionais através do uso da homeopatia, equilíbrio ambiental, redução de células somáticas, mastite e formas de manejo dos produtos homeopáticos. Abaixo alguns trechos da entrevista.

1º BLOCO.

 Novidades no cenário da Homeopatia Veterinária no Brasil.

A Homeopatia no Brasil tem percebido cada vez mais adeptos, preocupados com a sustentabilidade em sua propriedade, além de buscar alternativas para minimizar o uso de medicamentos químicos, automaticamente eliminando os resíduos no animal. Questionada afirmou, “Trazemos a sustentabilidade dentro da propriedade rural, conseguindo reduzir custos e resíduos, que atualmente é o que mais se fala dentro das propriedades. Principalmente no pecuarista de corte, mas também, no leite. Através da homeopatia conseguimos reduzir doenças gravíssimas e doenças antigas que se tornam cada vez mais graves.”.

Benefícios no Tratamento Homeopático no gado de Leite

“Se tem uma infinidade de produtos homeopáticos extremamente eficazes. Temos que entender que, como é uma doença de baixa imunidade, um animal de 24 meses para baixo, os fatores homeopáticos são muito mais eficazes. Quando você tem animais de mais idade, pode não ser tão eficaz, PODE não ser.”

Benefícios quanto a Sanidade com o uso da Homeopatia e a substituição através de Fatores Homeopáticos para garantia de carne sem resíduos químicos. É eficaz?

“Completamente, com a maior qualidade, tranquilidade e sem absolutamente nenhum resíduo. Os Fatores homeopáticos é a opção para o pecuarista. Inclusive, temos um documento oficial do ministério da agricultura. Oficio 864 que garante carência zero para o uso dos Fatores homeopáticos.”

Arenales ainda explica sobre o termo carência zero: “Quando ministramos o medicamento homeopático no animal, ao mesmo tempo em que ministrado,  pode-se abater o animal, retirar o leite, coletar ovos. Enfim, consumir os produtos de origem animal sem nenhum tipo de carência e/ou espera.”

Relação Custo entre os Fatores Homeopáticos e produtos convencionais.

“No corte conseguimos a redução de custos de uso veterinário em até 50%. Já no leite conseguimos reduzir esse custo em até 90%. Fora o manejo, pois não é necessário levar o gado ao cocho. Ao levá-los ao cocho esse gado se estressa, se acidente e emagrece, perdendo arrobas.”

Resistência do animal ao produto homeopático.

“Homeopatia não tem resistência. Respondo pelo meu trabalho, por mim. Gradativamente vamos tratando de limpar o solo e limpando o ambiente através dos predadores naturais.”

2º BLOCO.

Com o uso da homeopatia, sem tanta aplicação de medicamentos, injeções e banhos contra parasitas, há menos estresse e agitação ao lidar-se com os animais. O Curral se restringe à vacinação, já que, quando há necessidade de algum medicamento, é pelo sal que se mistura o produto homeopático.

 Homeopatia quanto ao equilíbrio ambiental e a limpeza do solo.

“Os vermes se reproduzem no solo, e conforme vamos retirando os produtos químicos vão aumentando e proliferando o rola bosta (besouro), vindo naturalmente sem a necessidade de trazê-los artificialmente. Ele se prolifera, pois você não vai matando as próximas gerações. A homeopatia não atinge os inimigos naturais.” Arenales ainda ressalta, “Uma pequena carga de parasitos sempre é desejável, porque, os vermes intestinais eles atuam na produção de imunoglobulinas, ou seja, aumenta a imunidade dos animais.”.

A Proposta dos Fatores Homeopáticos.

“Controle e jamais erradicação. Isso não existe, essa proposta os químicos tentaram não conseguiram. Existe ai uma grande resistência que não se chegou a nada, se chegou somente no resíduo. Nós não temos resíduos, não tem resistência. Temos controle, convivemos, essa é a harmonia com a sustentabilidade.

Uso de Medicamento Homeopático e a forma de uso na redução de células somáticas e a mastite.

“Não existe um manejo, é sempre misturado ou a sal mineral ou a alimentação, pois sempre existe uma complementação alimentar. O Medicamento homeopático funciona da seguinte forma. Drenando e limpando a glândula mamária, com isso a gente aumenta a produção lacto.”

3º BLOCO

Medicina curativa e preventiva.

Método de uso do produto homeopático.

“É de uso continua, e que seja fornecido 2 ou 3 vezes ao dia através da alimentação ou do sal mineral, e no caso da mastite, temos que dar desde uma vaca no pré-parto e na vaca seca, porque a mastite também existe dentro da vaca seca. Quantas vezes vemos uma vaca seca e ela está gotejando. Existe uma produção lacta nesse momento também, até o momento em que sai da linha de ordenha, é a vida inteira de uma vaca leiteira. E esse é um erro muito grande de não tratar uma vaca quando ela está em um período seco.”

Tempo de ação do medicamento homeopático no tratamento de mastite e células somáticas.

“Quando se começa a medicar, em 10 dias a gente já começa a ver alterações no carrapato, já vão secando, vão murchando, caindo”. Em 30 dias a gente já começa a perceber uma redução na contagem de células somáticas. Se o leiteiro estava sendo penalizado, ele já deixa de ser penalizado. Se gastava muito com produtos químicos, ele já deixa de gastar. Se estava jogando leite fora, ele já deixa de jogar leite fora. Muda muita coisa dentro da propriedade, o dano econômico já começa a se alterar muito.

“Depois em 60 dias, se existia muitas vacas que não estavam ciclando, já observa vacas ciclando. A mastite cada vez mais vai melhorando, a contagem de células somáticas vai reduzindo, finaliza Arenales.”

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo