Que a homeopatia veterinária tem inúmeros benefícios para o tratamento e prevenção de doenças e parasitos, isso diversos produtores sabem. Mas quando combinada com um mix de produtos em gado confinado, pode mudar a realidade do local.
Na propriedade da família Tokawa, de Tarabai (SP), estão sendo criadas cerca de 650 cabeças de gado, entre mamando e caducando, ou seja, fazem o ciclo completo. Possuem vacas Nelores, touros Brangus e Nelores e engordam tanto cruzados e Nelores puros. E o sistema adotado é o semi confinamento.
Ricardo Tokawa, o responsável pelo gado, conta que usa homeopatia veterinária constantemente. “Temos tido resultados muito bons com o uso dos Fatores Homeopáticos”, relata ele
Entre as principais vantagens, o pecuarista destaca o controle do estresse. “Na propriedade só trabalhamos com bois inteiros e dificilmente temos problemas por disputas de dominância de território e sodomia. O rebanho tá sempre tranquilo com o uso contínuo da homeopatia veterinária para o controle desse problema”.
Outra situação que o produtor relata ser muito benéfica para a produção é o controle de parasitos. “Normalmente em gado confinado, se dá muitas dificuldades com carrapatos e moscas, além dos vermes. Mas aqui, não temos esse transtorno. Todos esses percalços são controlados. O gado não fica se batendo por causa de moscas, o que também é gerador de estresse e como consequência desacelera o ganho de peso”.
“Temos que falar também sobre o ganho de peso dos animais, que a homeopatia veterinária tem ajudado bastante. Além desses medicamentos já conhecidos que usamos de forma ‘combinada’, também estamos tendo um bom rendimento no acabamento de carcaça. Vendemos o gado ao frigorífico normalmente com 13 arrobas, e são animais jovens, com 18 meses em média. E depois que começamos a fornecer esse complemento homeopático, recebemos elogios pela capa de gordura, acabamento e qualidade da carcaça “.
Conforme Ricardo, essa situação os agrada bastante. “Quem não fica contente de receber um elogio por aquilo que se produz. E vemos que os animais saem daqui sadios e fortes. Notamos que a homeopatia veterinária melhora a conversão alimentar do animal, fazendo com que isso aconteça. Ultimamente estamos tendo até uma certa disputa de compradores pelos nossos animais devido a qualidade”.
O pecuarista conta que até mesmo as vacas são vendidas por preço de boi. “Não deixamos que fiquem velhas para o abate, mas a vaca ter o mesmo valor que o macho, isso é muito bom. Nosso descarte anual é mínimo pois a taxa de preenhez é altíssima; aqui não se admite uma vaca vazia. Vaca vazia é descarte! Estamos muito satisfeitos com os Fatores Homeopáticos”.
Ele salienta também que uma das melhores coisas é não usar químicos que afetam a reprodução. “É a família que trabalha aqui e quanto menos trabalho melhor: o medicamento vai ao gado e não o gado ao medicamento”.