Mesmo em granjas bem estruturadas, o problema de anemia em suínos ainda afeta significativamente os animais por causa da falta de ferro, podendo levá-lo à morte.
Em leitões, a dificuldade é ainda maior para fazer com que eles fiquem livres da anemia, já que quando o leite da genitora não oferece a quantidade de ferro necessária, o animal acaba adoecendo. Uma suplementação para suínos alojados em criações comerciais é importante para que garantam os níveis de ferro adequados.
Mas uma alternativa que vem dando certo, com resultados expressivos, é o uso da homeopatia veterinária. Ela pode ser fornecida aos animais recém nascidos através da alimentação, durante a desmama na fase inicial dos leitões, podendo ir até a fase de crescimento se necessário, onde estará promovendo uma maior absorção do ferro oriundo da alimentação. Deve-se fornecer também para a matriz na gestação, potencializando a absorção de ferro. O leitão não produzirá uma anemia se ambos estiverem medicados.
Além de promover a cura do suíno afetado, a homeopatia veterinária não provoca estresse e o desenvolvimento é superior. Tenha mais informações sobre a medicação, clicando aqui.