A papilomatose, conhecida como figueira, que nada mais é que as indesejadas verrugas que aparecem no rebanho são um transtorno para o produtor. Tudo porque elas são contagiosas e quando não são tratadas podem levar o animal à morte. A virose atinge rebanhos de várias partes do Brasil e poucos medicamentos apresentam eficácia contra ela.
Existem produtores que tentaram de tudo para tratar o rebanho contra a doença, porém poucas opções tiveram o efeito desejado. Na Fazenda Husycla, que é referência na criação de gado de corte da Raça Simbrasil, do município de São Miguel do Araguaia (GO), o dono da propriedade, Guga Bianco, relata que teve problema de papilomatose. “Tentei tratar com alguns medicamentos químicos que não conseguiram resolver o problema. Até apelar para crenças populares como fio de cobre, e queima com gasolina eu tentei, mas nada disso também surtiu efeito”.
Sem sucesso nas tentativas, o pecuarista resolveu tentar o tratamento por meio da homeopatia veterinária que lhe foi apresentado pelo representante da Arenales Homeopatianimal no município, Julio Alves. Conforme Julio, alguns animais estavam bem afetados pela doença. “Começamos o tratamento com o Fator Figueira, e depois de 30 dias, a aparência dos animais tinha mudado bastante. As verrugas começaram a sumir e o gado voltou a se alimentar melhor com consequente ganho de peso”, relatou o representante.
Com 100 dias de tratamento, Julio conta que nos 35 animais afetados, as verrugas sumiram completamente e a doença foi controlada na propriedade. “A homeopatia veterinária é muito poderosa, principalmente em áreas onde a doença é comum, como nesta região do país, onde muitas vezes o contagio pode vir de outras propriedades”. (Veja abaixo as fotos tiradas durante o tratamento)
Já na Fazenda Mata da Firmeza, em Orizona (GO), foram tratados oito animais com homeopatia veterinária que apresentaram a doença. De acordo com o representante da Arenales Homeopatianimal na cidade, Anivaldo Antônio de Araújo, as novilhas estavam bem adoecidas. “Iniciamos o tratamento depois que os proprietários tentaram outras alternativas, com medicamentos químicos e não tiveram o efeito desejado”.
O dono da propriedade, Raul Antônio dos Santos relata que com o uso da homeopatia veterinária, em 45 dias, as verrugas já tinham praticamente sumido. “Prolongamos a medicação até os 90 dias, com a doença completamente controlada e os animais sem verrugas e a pelagem bonita”.
Efeito da homeopatia veterinária: O médico veterinário Itagibes Antonio da SIlva Junior, fala que os medicamentos homeopáticos são uma ótima opção para o tratamento de figueira no gado de corte e também leite. “O Fator Homeopático contra a papilomatose (figueira) em bovinos, promove aumento de imunidade, fazendo desaparecer as lesões e impedindo a reprodução desta virose”.
Outra vantagem que o médico veterinário destaca é a naturalidade em tratar a doença. “Os medicamentos homeopáticos são feitos respeitando os princípios orgânicos. Ou seja, o gado não fica com resíduos químicos e principalmente não corre o risco de intoxicar os animais”.
Conforme ele, o tratamento com Fatores Homeopáticos são uma tendência de mercado, em vista que depois de curada a doença, os animais podem ser abatidos imediatamente, não existindo um período de carência pra se fazer isso. “O mercado tem pedido por isso atualmente, e os produtores não querem mais perder tempo”.