O produtor de leite Gilmar Rosa Amaral, da fazenda Rio Novo, da cidade de Morro Agudo de Goiás (GO), estava sofrendo com problemas de mastite subclínica.
Diante da situação, o produtor resolveu depois de tentativas de tratamentos alopáticos sem resultados expressivos, usar a homeopatia veterinária para tratar a mastite. O Fator M&P fabricado pela Arenales Homeopatianimal começou a ser dado aos animais no fim do ano passado. Gilmar conta que a mastite subclínica atingia duas de cada três vacas em lactação por mês. Desde quando começou o tratamento os casos quase zeraram, segundo ele.
Além do tratamento de mastite, o produtor também optou por controlar as moscas e carrapatos por meio da homeopatia veterinária. “O que mais surpreendeu, foi que além de controlar a infestação nos animais, não houve problemas de reinfestação das moscas”.
De acordo com o médico veterinário, supervisor de vendas da Arenales, Itagibes Antônio da Silva Junior, os Fatores Homeopáticos reduzem o ciclo reprodutivo dos parasitos, dessa forma, há um controle natural evitando a reinfestação deles. “Os ovos, tanto da mosca como também dos carrapatos tornam-se inertes gradativamente”.
Itagibes afirma que o tratamento foi feito como um desafio de comprovação da eficácia dos Fatores Homeopáticos. A revendedora da Arenales, em Morro Agudo de Goiás, a Gado Gordo Nutrição Animal, foi a responsável pelo fornecimento dos medicamentos homeopáticos da empresa ao produtor. “Topamos o desafio e mostramos o tanto que a homeopatia veterinária é eficiente em resolver os problemas no gado. Outra vantagem é que ela facilita a vida do produtor, já que tem simples manejo, apenas misturando o remédio na alimentação do gado”.