Os colaboradores do Laboratório Veterinário Homeopático Fauna & Flora Arenales, participaram do cadastramento de doadores de medula óssea na manhã do dia 27 de julho.
Os cadastros foram realizados no prédio da Arenales por voluntários da ONG Madu Medula em Presidente Prudente.
Conforme dados da ONG, para fazer o cadastro é necessário informar alguns dados pessoais e retirar uma pequena amostra de sangue (5ml). Com estas informações, é possível cruzar dados e identificar doadores de medula óssea para pacientes de qualquer lugar do Brasil.
A população que quiser colaborar deve procurar o hemocentro mais próximo de seu município.
O Grupo MADU-MEDULA foi criado em novembro de 2006, quando os médicos que desde agosto daquele ano atendiam Maria Eduarda Hofig de Barros Maia, portadora de Leucemia Mielóide Aguda.
Essa doença é maligna (câncer) que se inicia na medula óssea e por sua vez, invade o sangue periférico. É o resultado de uma alteração genética adquirida (não herdada) do DNA de células em desenvolvimento na medula.
Conforme dados do site da ONG MADU-MEDULA, os sintomas são:
1 – Diminuição na produção de glóbulos vermelhos (hemoglobina): levando a anemia com palidez, cansaço fácil, sonolência.
2 – Diminuição na produção de plaquetas: manchas roxas que ocorrem em locais onde não relacionados a traumas, podem aparecer pequenos pontos vermelhos sob a pele (chamado de petéquias) ou sangramentos prolongados resultantes de pequenos ferimentos.
3 – Diminuição na produção de glóbulos brancos: aumenta o risco de infecção.
As células leucêmicas podem se alojar no líquido céfalo-raquiano causando dores de cabeça e vômito.
O tratamento consiste na administração de quimioterapia intensiva para se atingir remissão completa, utilizando-se associações de quimioterápicos. É importante, no entanto, que os pacientes procurem por tratamento em centros especializados onde os médicos tenham experiência no tratamento de pacientes com leucemia aguda.
Serviço
Quem já é cadastrado deve atualizar seus dados através do e-mail do Registro Nacional dos Doadores Voluntários de Medula Óssea redome@inca.gov.br .
Para saber mais sobre a história do surgimento da ONG, ver depoimentos de doadores e obter outras sobre as doenças pode acessar o site www.madula.com.br .