Palestras, Dia de Campo e Mostras de Tecnologia, foram os destaques da Oficina de Formação sobre Pecuária Orgânica. O evento contou com a presença de pesquisadores, médicos veterinários, produtores rurais e interessados pelo segmento do agronegócio.
Com intuito de promover as novas tendências de tratamento nos animais, o Paraguai foi sede do encontro realizado nos dias 18 a 20 de novembro de 2009.
Maria do Carmo Arenales representou o Laboratório durante os três dias de curso apresentando os temas: Princípios Gerais da Agricultura Biológica e Homeopatia no Sistema de Produção da Pecuária Orgânica. No evento também foram discutidos temas sobre Reprodução, Raças, Nutrição e Saúde apresentado por outros pesquisadores.
Para Arenales o evento teve como objetivo capacitar produtores e técnicos na produção orgânica de carne bovina, pois o Paraguai está se preparando para exportar para Europa.
De acordo com ela, a homeopatia veterinária foi tema de uma palestra administrada em teoria, que se comprovou na prática. “Através do dia de campo os espectadores do curso comprovaram sua eficácia no gado leiteiro, onde muitos se surpreenderam com os resultados”, destaca.
Arenales ressalta que a produção do leite orgânico a pasto, gado de origem holandês, calor paraguaio e umidade altíssima, são junções arriscadas, mas que acabaram dando certo. “Com os resultados vistos após três anos do uso do Manejo Homeopático®, podemos observar vacas sem carrapatos, sem moscas de chifres, sem bernes e com a representatividade de apenas 1% de mastite em todo o rebanho, o que significa muito pouco. Outros aspectos que dá para serem observados são os cascos vigorosos, ciclos férteis e insignificantes diarréias e patologias em bezerros”, diz.
A fazenda hoje trabalha como um escritório onde as vacas tem seus horários certos para cada atividade. “Quanto mais passa o tempo de uso do Manejo Homeopático®, mais se percebe a saúde do sistema orgânico promovido pela Homeopatia Veterinária Arenales”, finaliza.