Logo Arenales Blog

Mastite ou Matite – Inflamação mamária do Rebanho Leiteiro

18-01-2016 |

Mastite ou Matite

A Mastite ou Matite é a inflamação da glândula mamária causada por bactérias, normalmente dos gêneros Staphylococcus, Streptococcus ou Actinomyces; é a principal doença que afeta os rebanhos leiteiros no mundo inteiro, causando prejuízos econômicos, pois afeta de qualquer forma ou intensidade a produção de leite, reduzindo a quantidade e qualidade produzida.

Existem diversos testes para detectar Mastite ou Mamite bovina como: contagem de células somáticas (CCS), exame físico do úbere, aparência do leite, além da Califórnia mastite teste e cultura bacteriana.

A olho nú é possível perceber o úbere inchado e de cor avermelhada, dolorido e quente. O leite apresenta-se aguado ou grosso, além da cor amarelada com flocos ou coágulos. À medida que a vaca diminui a produção de leite, diminui o apetite e perde peso.

matite ou mastite

Em alguns casos é necessário secar a vaca, para ter certeza de que ela está livre da doença. Primeiro é importante examinar a glândula para confirmar a ausência de Mamite, animais com Mamite devem ser tratados antes de começar o programa de secagem, e em seguida provocar a secagem por alteração da dieta, suspender concentrados.

O ideal é fazer a mudança do animal de ambiente para que não tenha contato com coisas que estimulem a produção de leite. O proprietário deve estar sempre atento e observar o aparecimento de sinais de inflamação, se o animal manifestar esse tipo de sinal, nesse período deve suspender a secagem, tratar e só depois reiniciar a secagem. Após duas semanas a vaca estará seca e o animal deverá iniciar seu programa de alimentação.

Prevenir mastite bovina

Para prevenir seu animal da Mastite é essencial o manejo correto na hora da ordenha, com equipamentos limpos e com manutenção em dia. Uma boa nutrição também ajuda a manter a imunidade da vaca, e não menos importante, os medicamentos para controle e prevenção que não comprometem desempenho produtivo e não geram resíduos no leite.

A Arenales Homeopatianimal é uma empresa especializada não só em medicamentos homeopáticos, mas também em oferecer saúde com qualidade.

Por isso no seu Laboratório Homeopático são produzidos sob rígidos padrões de segurança, os melhores Fatores® Homeopáticos para seus animais, independente de raças e tamanhos.

Para tratar a vacada e combater a Mastite/Matite você conta com o Fator M&P Pó®, um medicamento complementar para redução de células somáticas, incremento da produção de leite, além de ser indicado para tratamento de infecções do casco.

Conte com a Arenales e deixe seu animal protegido e mais saudável.

Detectou a inflamação em seu Rebanho? Peça já o Fator M&P Pó®

fator mp po

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo