Diante do propósito de solucionar os mais diferentes problemas provocados por lesões e estresse em equinos submetidos a provas rigorosas, o Laboratório Arenales lançou durante a Expointer 2011, sediado na cidade de Esteio (RS), o medicamento homeopático “Rustic®”, indicado para auxiliar o desenvolvimento de cavalos e éguas, rusticidade durante a fase de desenvolvimento muscular, ganho de peso, massa muscular e óssea.
O Rustic® age no organismo do animal, de forma que seja aumentada a imunidade do ser tratado. Conforme Gustavo Lessa Jung, da Cabanha Lessa & Jung de Porto Alegre (RS), onde foram realizados os experimentos de eficácia do produto, o medicamento reduz o cortisol diminuindo o estresse causado pelo treinamento. O medicamento também age no controle de infecções como nutaliose, influenza, fungos, gastrites diversas e doenças parasitárias.
Na realização dos experimentos, a homeopatia foi adicionada na alimentação de cerca de 20 animais de uma criação de crioulos. “Todos os anos no severo inverno da região Sul do Brasil, os animais perdem peso significativamente, apresentam infecções bacterianas, viróticas e fúngicas. Para o teste de eficácia do produto, os equinos foram divididos através de um grupo controle e um grupo tratado com o Rustic®. Os animais controle, apresentaram os mesmos sintomas de emagrecimento, perda de vitalidade e infecções diversas que resultaram em gastos superiores ao custo/beneficio do Rustic®, que foi fornecido antecipadamente por 3 meses, antes e durante o inverno. Os animais tratados permaneceram com o mesmo peso e nenhum apresentou sintomas de infecção por qualquer etiologia. Ambos os grupos recebiam os mesmos tratos alimentares e ambiência”, destaca.
De acordo com a responsável técnica do Laboratório, Maria do Carmo Arenales, o estresse debilita o organismo, e microorganismos como ácaros e vermes encontram território favorável para o seu desenvolvimento. Com o uso do medicamento, este tipo de prolifleração dificilmente acontecerá, se usada a dose recomendável que é de 50/70 gramas/animal/dia.
Gustavo ressalta que logo nos primeiros dias, a pelagem dos animais ficam com uma aparência melhor. “E um detalhe interessante é de que eles comem menos, mas engordam mais devido ao melhoramento da conversão alimentar. “Para quem deseja utilizar o medicamento diferenciado, e com máxima eficácia, pode aproveitar para conhecer, que realmente vale a pena”.