Se você já teve o prazer da companhia de cães, gatos ou aves e agora quer experimentar uma nova amizade, que tal dividir seu espaço com um mini porco? Embora ainda seja um pet inusitado, Maria do Carmo Arenales, veterinária homeopata, revela que os porquinhos são animais surpreendentes. “Eles são extremamente dóceis, carinhosos, inteligentes e muito companheiros”, enfatiza. Além disso, diferente do que maioria imagina, os mini porquinhos não são sujos! “Todos eles urinam e defecam no mesmo local, sendo até mais educados que outros animais”, esclarece.
Para Flávia Heesch Alcarpe, criadora de porquinhos, a inteligência deles tem seu lado bom e ruim. “Alguns adestradores dizem ser mais fácil adestrar um mini porco do que um cão, pois aprende mais facilmente truques relativamente complexos e memoriza com grande facilidade. Mas, antes deter um mini porco, vale conhecer alguns cuidados básicos.
Os porquinhos precisam de cuidados muito parecidos com os dos cães e gatos. “Devem ser vacinados, vermifugados e levados ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano. Ainda necessitam de banhos semanais e hidratação com creme hidratante comum neutro a cada dois dias”, orienta a veterinária. Já a alimentação deve ser balanceada e de baixa caloria para que eles não engordem nem tenham problemas de locomoção. “O indicado são refeições duas vezes ao dia à base de verduras, legumes, frutas, proteína de origem animal, ração para suíno, tudo em quantidade regulada para que eles não engordem muito. Se optar pela ração, não há necessidade de proteína de origem animal”, recomenda Maria do Carmo.
(Texto: Pauline Machado/Revista Meu Pet)