A Expointer deste ano contará com 3.207 animais de 88 raças diferentes. Houve um crescimento na participação de ovinos neste ano devido à criação de categorias de animais naturalmente coloridos dentro de seis raças: Corriedale, Romney Marsh, Hampshire Down, Texel, Ile de France e Suffolk. No gado de corte, houve um aumento expressivo na participação da raça Normanda, que passou de oito para 25 animais inscritos. Outro ponto positivo foi o crescimento de 44% nas inscrições de zebuínos, em relação ao ano passado.
Haverá, também, estreias na Expointer deste ano: a raça Guzolando aparece pela primeira vez na feira. Oriunda da mistura entre Guzerá e Holandês, a Guzolando é uma raça com aptidão leiteira.
Entre os pequenos animais, 30 raças de coelhos e três de chinchilas foram inscritos, totalizando 338 animais. Por causa do alerta de gripe aviária emitido pelo Ministério da Agricultura, aves e pássaros não poderão participar da Expointer deste ano. “Descontando-se a não participação das aves e pássaros, as demais inscrições mantiveram o número do ano passado. Mesmo com a crise, custos altos e outros problemas, os expositores garantiram sua vaga na Expointer”, avalia Pablo Charão, zootecnista da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação.
De acordo com o secretário Ernani Polo: “o número de animais inscritos é positivo, principalmente quando levamos em consideração a participação inédita da Guzolando e o aumento dos zebuínos e da raça Normanda. Lamentavelmente temos a questão da gripe aviária, que exige muita cautela. A Expointer tem como foco a qualidade dos animais e não a quantidade”.
Clique aqui e tenha mais informações sobre a Expointer 2017.