Cada vez mais em evidência a suinocultura corresponde hoje a 15% do consumo de carnes no Brasil e 44% no mundo. A promissora criação de carne suína apesar de ter obtido avanços, ainda encontra algumas dificuldades em sua produção.
Segundo os irmãos Flávio, Roque e Paulo Hübner, criadores de suínos na Linha Coxilha no município de Saudades – SC, uma das maiores dificuldades encontradas na criação de suínos é o alto índice de refugos no lote de terminação, uma vez que os animais do Abatedouro Coxilha eram tratados desde pequenos com as terapias convencionais.
A alternativa encontrada para a diminuição dos animais refugados foi à homeopatia, que se caracteriza como uma terapia atuante na cura e prevenção das principais patologias conhecidas na suinocultura. Segundo o médico veterinário homeopata Fernando Moraes, a terapia homeopática é de suma importância, pois não apresenta riscos ao produtor, aos animais, e ao consumidor final, por não conter toxicidade, resíduos na carne, dispensando ainda qualquer período de carência.
Após iniciar o tratamento com os medicamentos homeopáticos fabricados pelo Laboratório Fauna & Flora Arenales, Hübner diz ter observado logo de início uma significativa diminuição nos refugos. Quanto a parte reprodutiva das matrizes, observou-se uma significativa diminuição dos corrimentos; antes era de 40% e hoje é de 10%.
No ciclo da creche a incidência de <i>Escherichia coli</i> diminuiu em 50% e o percentual ainda existente não chega a causar perdas. “Hoje os leitões estão com aparência muito mais saudável, menos pálidos e com tom avermelhado, leitegadas uniformes e com melhor conversão alimentar. Antes do tratamento com o Laboratório Arenales a <i>E. coli</i> acometia 50% dos leitões e hoje temos 5% dos animais com <i>E. coli</i> na fase dos 40 dias, sendo que essa redução de 45% é muito significativa, pois conseguimos melhorar o aproveitamento da ração consumida pelos leitões, ajudando assim a diminuir a conversão alimentar, ou seja, a <i>E. coli</i> faz com que os suínos não aproveitem os alimentos”, afirma Flávio.
O consultor técnico Valderi Roberto Schuh, ao visitar a propriedade da família Hübner, que além de se dedicar atividade de suinocultura também trabalha com gado leiteiro no Sistema de Pastoreio Racional Voisin, percebeu que a família estava inquieta e à procura de uma alternativa para a produção de suínos, tanto para melhorar a eficiência produtiva dos suínos na propriedade como também para poder atender melhor os clientes com alimentos mais saudáveis e sem resíduos; que sem sombra de dúvida vem se tornando uma exigência cada vez maior dos consumidores.
“Fico muito feliz em perceber que os resultados na produção de suínos com a homeopatia vêm correspondendo e mostrando que é possível sermos eficientes na produção, podendo ajudar os produtores a melhorar a renda e ofertar um alimento seguro para os consumidores, sem agressão ao meio ambiente”, diz Schuh.