Nefrites, nefroses, supressão urinária, degeneração renal, uremia, proteinúria, urina sanguinolenta, acompanhada com febre, vômitos e desidratação, são alguns dos problemas que atingem cães e gatos com dificuldades renais.
Prestes a completar 20 anos de vida, o Sereno soube o que é sofrer com problemas nos rins. De acordo com sua tutora, Yara Camillo, de São Paulo, capital, o pet estava ficando abatido, com falta de apetite, às vezes tinha episódios de vômito. Levado ao médico veterinário e submetido a exames, foi constatado que o gato estava com insuficiência renal.
“Quando foi diagnosticada a insuficiência renal no Sereno, os exames eram feitos a cada dois meses e meio, em média. O estado dele oscilava. Às vezes, a ureia e a creatinina aumentavam; às vezes, diminuíam ligeiramente”.
Na tentativa de controlar o problema, a Yara passou a oferecer ao gato ração renal, medicamentos de apoio, como vitamina B, por exemplo, e aplicação de soro subcutâneo. “Os resultados foram benéficos, até certo ponto. Mas o Sereno ia ficando mais frágil a cada dia. Então uma médica veterinária me falou do Fator Renal, fabricado pela Arenales Homeopatianimal, que ele aceitou muito bem”.
Segundo Yara, o primeiro sinal de melhora com a homeopatia veterinária foi em relação ao apetite depois de aproximadamente um mês de tratamento. “Apesar de muito magrinho (ele sempre foi magro e, claro, com a insuficiência real emagreceu mais ainda), voltou a comer com mais vontade e mostrou-se, digamos, bem disposto, com os olhos brilhantes, como antes”.
Yara destaca que o resultado com o Fator renal a deixou feliz. “Aqui em casa, queríamos que o Sereno continuasse conosco, mas que prosseguisse vivendo bem, dentro das limitações da idade avançada e do problema renal, claro, mas que vivesse do melhor modo possível. E é isso que está acontecendo com a homeopatia veterinária.
Nos últimos exames realizados, após aproximadamente um ano de uso do Fator Homeopático o resultado para ureia foi 60,00 (valores de referência: 10,0 a 56,0mg/dl) e para creatinina foi 2,22 (valores de referência: 0,6 a 1,8mg/dl), o que demonstra a eficácia do medicamento.