Duas alunas do ensino fundamental da escola de educação básica Isidoro Benjamin Moro, de Lindóia do Sul (SC), elaboraram dois projetos que fazem referência ao uso da homeopatia veterinária como forma de tratamento natural, que tem chamado a atenção na rede de educação da cidade e também região.
Tudo começou quando as estudantes Leticia Capelari e Brenda Bernardi Bruniera, ambas de 11 anos, começaram a desenvolver os projetos estimuladas pelas disciplinas de ciências e matemática, ao perceberem que os colegas e familiares da escola onde estudam, estavam tendo hábitos de vida inadequados em relação a alimentação. Conforme Letícia, ao reparar isso começaram a pesquisar a respeito e elaborar os projetos chamados: “Alimentação x Saúde”, e “Matemática e Alimentação, Aprendendo a Comer para Viver Melhor”.
Segundo Letícia, seu pai tem conhecimento em relação a homeopatia veterinária, e ela resolveu agregar aos projetos este tema pois o tratamento com Fatores Homeopáticos resolve o problema dos animais na propriedade, sem resíduos e carência, além de não necessitar o descarte dos derivados gerados pelos animais, como o leite, por exemplo. “Isso sem contar que o produto é natural, e tanto a carne como outros produtos dos animais podem ser consumidos normalmente sem perigo”.
“Através do projeto visitamos propriedades rurais onde o uso de produtos químicos é quase zero. Em uma delas, o proprietário do local que fizemos a visita é formado em agronomia, e nos mostrou que trabalha com materiais orgânicos como diversos tipos de hortaliças, criação de animais,tudo com uma manejo integrado de forma natural”.
De acordo com a estudante, essas vantagens de tratar com a homeopatia veterinária foram enfatizadas aos alunos. Os projetos já foram apresentados, além das escolas de Lindóia do Sul, em Tucumirim, Concórdia e Xavantina, todas cidades do estado de Santa Catarina, entre 2017 e esse ano.
Com os projetos as alunas acreditam que puderam alertar sobre o consumo de agrotóxicos, e estimular o consumo de alimentos orgânicos, evitando os industrializados, guloseimas, entre outras coisas que fazem mal à saúde.