Antes de buscar um medicamento natural para a giárdia em gatos, é fundamental entender as causas da doença para barrar sua cadeia de transmissão.
Trata-se de uma zoonose, ou seja, ela pode causar problemas de saúde para nós, humanos. A prevenção é o melhor caminho e, por isso, além de dicas de tratamento com medicamentos naturais complementares, também ajudaremos você a tomar alguns cuidados importantes de caráter preventivo.
O que é giárdia em gatos e cães?
Apesar de ser conhecida apenas como uma doença (giardíase), a giárdia, ou melhor, giardia lamblia é um protozoário presente naturalmente em nosso organismo, mais especificamente em nosso trato intestinal. Ela também faz parte do aparelho digestivo de gatos e cachorros, que em geral são os principais hospedeiros da forma infecciosa e contagiosa da doença.
O que diferencia a forma inofensiva da patológica são os tipos morfológicos: trofozoítos e cistos. Os cistos do protozoário são os responsáveis pela doença.
Causas da giárdia em gatos
O contágio da giárdia acontece por via oro-fecal, ou seja, quando o animal ou humano tem contato com o cistos presentes nas fezes do animal contaminado e acaba fazendo a ingestão destes.
A princípio pode parecer difícil que tal situação aconteça entre humanos, mas é bastante comum, pois os cistos são microscópicos. Por isso, os cuidados com a higiene são fundamentais, principalmente após a limpeza da caixa de areia do gato.
É importante destacar que a água, alimento e outros itens de uso do felino também podem conter agentes infecciosos e, consequentemente, causar a giárdia em gatos e também em humanos.
Existe medicamento natural para giárdias em gatos?
A giárdia em felinos adultos e com um sistema imunológico saudável pode se comportar de forma silenciosa, não apresentando sintomas graves inicialmente. É em situações como esta que o contágio acontece e é perigoso para outros animais da casa.
Esta doença acomete, de forma mais grave, os gatos filhotes, idosos e com imunidade comprometida, e pode causar sintomas como:
- Letargia;
- Diarreia (podem ocorrer casos em que as fezes apresentam sangue ou muco);
- Perda de peso;
- Desidratação;
- Perda de apetite.
O diagnóstico pode ser feito por exames de fezes, que identificam os agentes “parasitas” do corpo. Quando a doença é confirmada, a indicação mais comum é o uso de medicamentos, como antibióticos e outros.
Mas você sabia que é possível tratar e prevenir o aparecimento da giárdia em gatos com produtos naturais?
O Fator Giarzoo® é indicado para atuar no controle e tratamento da giardíase, não apenas em gatos, mas também em cães e aves ornamentais. Ele é capaz de diminuir a divisão celular do protozoário, permitindo uma descontaminação.
Este produto pode ser usado simultaneamente a outros medicamentos contra a doença. Com uma diminuição nas quantidades, ele atua de forma preventiva contra esses parasitas.
O tratamento homeopático vem ganhando espaço dentro da medicina veterinária por ser uma forma de trazer saúde aos animais, sem risco de contaminação ou de sobrecarga de substâncias no organismo.
O Fator Giarzoo® está disponível na nossa loja virtual, que ainda tem uma série de produtos para a saúde do seu pet. Se tiver qualquer dúvida, é só falar com a gente pelo WhatsApp!