A fundadora e diretora geral da Arenales Homeopatianimal, Maria do Carmo Arenales, respondeu algumas perguntas feitas pela Revista Passarinheiros & Cia. E pra quem não leu as respostas na revista, nós as separamos para que possam lhe ajudar a entender melhor quais são os efeitos da homeopatia veterinária nas aves ornamentais.
A homeopatia substitui a alopatia nos tratamentos veterinários?
A homeopatia veterinária previne e trata a maioria das doenças. Tem por objetivo tratar o indivíduo ou o coletivo de forma não agressiva e não tóxica, por isso tem crescido a busca por esta especialidade, por parte dos criadores. Ela pode ser substituída pela alopatia, ou dependendo do caso, pode ser usada junto com alguma medicação alopática.
Quais as principais vantagens da homeopatia em um criadouro?
A forma de dar os Fatores Homeopáticos às aves é muito simples. Eles podem ser oferecidos junto com alimentos ou aplicados no bebedouro das aves. Desta forma, facilita o manejo para medicar. Outra vantagem é que a homeopatia veterinária não gera efeitos colaterais e tem resultados rápidos. O tempo de resposta em processos agudos é curto, podemos observar resultados em horas, no máximo em poucos dias. Com a diminuição gradativa dos sintomas, a eliminação dos agentes etiológicos, interrompendo o ciclo de vida do agente causador da moléstia, aumentando a imunidade da ave atingida. Quando os animais estão doentes, normalmente ficam estressados dentro do criadouro e deixam de cantar. Os Fatores Homeopáticos atuam no sistema imunológico promovendo um aumento da imunidade, também atua no estresse que determina o aumento do hormônio cortisol e promove a porta de entrada de muitas enfermidades. Os Fatores Homeopáticos também previnem a disseminação de doenças no criatório.
A homeopatia pode aumentar as performances reprodutivas ou de canto de uma ave?
Existem dois medicamentos específicos para se ter resultados quanto ao canto e melhora da reprodução. No caso do controle de estresse, muitas vezes gerados por troca de gaiola, transporte, exposições ou alternância de temperatura e até mesmo expulsão precoce de ninhos, por exemplo, o medicamento baixa o nível de cortisol e os pássaros ficam vigorosos, desta forma, favorecendo o canto. Eles ficam visivelmente calmos e se adaptam as novas condições e voltam a cantar prazerosamente durante os torneios.
Já quanto a reprodução, existe medicamento para diminuir e tratar o estresse da postura, patologia do ovo, retenção de ovos, patologias da fêmea em postura, retenção do saco da gema, infertilidade, cascas frágeis, recém nascidos frágeis, falta de vigor em recém nascidos, baixo índice de eclosão e baixo índice de produção. Trata também distúrbio da fertilidade e libido no macho.
Homeopatia tem contra-indicação?
Não, se tratam de medicamentos naturais, sem resíduos. Mas vale ressaltar que em doenças graves é sempre recomendável o acompanhamento de um médico veterinário de confiança para auxiliar na indicação.
Qual a relação do custo da homeopatia com a alopatia?
Os custos se tornam menores pelos benefícios que o tratamento homeopático promove. Com o tratamento homeopático, a ave não corre riscos da contaminação por doenças oportunistas pelo aumento da imunidade inespecífica. Ocorre melhora da absorção dos nutrientes ingeridos, menos perdas reprodutivas e consequentemente maior ganho ao criador, menos gastos com medicações alopáticas e melhores resultados em campeonatos. Os ganhos se somam com o aumento significativo na reprodução das aves, redução da mortalidade. Existe uma otimização em torno de 30% em ganhos de produção do criatório de forma geral quando se instala o Manejo Homeopático, um grande aproveitamento da alimentação e o vigor das aves que se oferta ao mercado!
Fonte: Revista Passarinheiros e Cia