Eles são chamativos, coloridos e muitas vezes ajudam a compor um ambiente decorativo da casa ou escritório. Mas todos peixes ornamentais criados em aquários são animais de estimação e precisam de cuidados especiais. E estes cuidados não se restringem apenas a dar ração a eles. Os peixes, independentemente da espécie, podem sofrer com doenças.
De acordo com o médico veterinário Guilherme Lesche, os peixes podem sofrer com endo e ectoparasitos, além de dificuldades com estresse. “As vezes eles acabam sendo acometidos por pragas dentro do aquário, principalmente piolhos, por isso, os peixes necessitam de medicação preventiva”, orientou ele.
O médico veterinário afirma que o dono pode notar se o peixe está sofrendo com alguma doença se ele está com muita inquietação dentro do aquário. “Isso pode ser um sinal que o animal está com algum problema, ou até mesmo dificuldade com estresse, e muitas vezes pode levá-lo a morte”, salientou ele.
Ele conta que o controle de PH da água, assim como verificação diária da bomba que gera oxigênio no aquário devem ser diários, pois essas questões também podem gerar incômodos e provocar a inquietação. Já para o tratamento de doenças, a homeopatia veterinária pode ser aliada. “Como são medicamentos naturais, não existe risco de intoxicação, e eles podem ser facilmente misturados a alimentação dos peixes, já que a apresentação é em glóbulos e podem ser diluídos em água sendo borrifada na ração”.
A Arenales Homeopatianimal tem uma linha completa de Fatores Homeopáticos para combate e prevenção de doenças nos peixes. Os medicamentos servem para melhorar a digestibilidade, tratar infecções que geram debilidade, controlar o estresse além de melhorar a fertilidade e promover o controle de pragas e parasitos.
Os Fatores Homeopáticos foram testados em peixes como Bandeira, Acará-Disco, Betta, Tricogáster, Goldfish entre outras espécies. Os animais tinham problemas variados, como os já citados acima, e durante os tratamentos, apresentaram uma significativa melhora. Segundo o médico veterinário, os medicamentos podem ser usados de forma continua, já que não geram resistência no organismo. Desta forma, depois que é detectada a doença, e o peixe começa a receber o medicamento, o dono pode ficar despreocupado já que o tratamento com homeopatia é muito simples e seguro.
Clique aqui e confira a linha de medicamentos disponíveis para peixes ornamentais.