Janeiro é o mês oficial das férias. Verão, calor e viagens são os ingredientes desta época que os seres humanos adoram. Mas os pets, em muitos casos neste período sofrem com a ausência dos donos ou quando são submetidos a ficarem em lugares que eles não estão adaptados também acabam tendo quadros de estresse. O novo pode incomodar cães e gatos por mais que a paisagem e ambientes sejam bonitos.
Por esse motivo, quando a família se programa para viajar, algumas situações acontecem. Ou o animal vai junto, também pode ocorrer dele ser deixado sob os cuidados na casa de parentes e amigos, além da situação deles serem levados paras hotéis próprios a eles. E são exatamente estes contextos que causam estranheza no pet e pode causar estresse.
De acordo com a médica veterinária Alessandra Verpa, sempre no período de férias os animais de companhia precisam de uma atenção especial. “Quando o animal vai junto com a família, o trauma é menor, mas existe a ansiedade. Por isso, ele pode apresentar comportamentos não habituais como se morder, fazer as necessidades em locais inadequados entre outras reações”, destaca ela.
A recomendação, é dar bastante atenção ao cão ou gato para que eles se adaptem ao ambiente aos poucos. As brincadeiras com bolas, discos no caso dos cães, podem contribuir com a diminuição da carga de estresse.
Já quando a família viaja e o animal é levado para casa de parentes, amigos ou para hotéis, a situação é um pouco mais delicada. “Em hotéis, eles promovem interações, o que ajuda muito na redução do estresse, mas em casa de parentes e amigos, a adaptação é mais delicada. O animal sofre com a ausência dos donos e ele pode entender que foi abandonado”, pontua ela.
Para reduzir esses transtornos, é indicado o uso do Fator Homeopático de controle de estresse que pode dar uma boa ajuda para que os animais encarem esse período sem grandes problemas. “Com o uso da homeopatia veterinária, é possível reduzir o nível de cortisol, contribuindo assim para que os cães e gatos não apresentem quadros de estresse”, conta ela.
A homeopatia veterinária da Arenales Homeopatianimal para os pets tem a apresentação em glóbulos que podem ser diluídos na água ou misturados na ração. Desta forma, não tem nem mesmo estresse de aplicação.
Dar uma medicação é importante conforme a médica veterinária, porque quando o animal está estressado doenças oportunistas podem surgir, como vírus, bactérias, fungos, ectoparasitas e alergias. “A imunidade do cão ou gato fica baixa por causa do desiquilíbrio emocional, e eles ficam mais susceptíveis a estas doenças. Com o uso do Fator Homeopático, a imunidade do animal é elevada e o nível de estresse é reduzido. Portanto a adaptação dele as situações adversas é muito mais fácil”, pontua ela.
Clicando aqui, é possível ter mais informações sobre o Fator Estresse Pet fabricado pela Arenales Homeopatianimal.