O setor de aves na região de Bastos é pioneiro na produção granjeiro de ovos. Por ser conhecida como a “terra do ovo”, Bastos é responsável por uma grande parte da produção de ovos no país. Localizada no interior de São Paulo, a cidade tem alguns adeptos ao uso de homeopatia, como o gerente da granja Tsuru, Mitsuo Sahara
A granja Tsuru é responsável por uma produção de 347 mil aves, sendo que com a cria e recria chega a alcançar 420 mil.
Sofrendo com altos índices de infestação de piolhos, Mitsuo teve uma grande queda na produção. Segundo o Engenheiro Agrônomo Homeopata Ricardo Koyama, a granja Tsuru tinha problemas por que altos índices de infestação de piolhos ocasionam estresse nas aves diminuindo sua imunidade e conseqüentemente tendo uma queda na produção de ovos e redução de peso.
Depois de várias tentativas sem êxito com medicamentos alopáticos para o controle dos piolhos, Mitsuo resolveu tentar o uso de medicamentos homeopáticos do Laboratório Arenales. Após utilizar o Fator Mallo, que é preparado a partir de nosódios que possuem a função de inativar os prejuízos que os piolhos ocasionam nas mais diversas espécies de animais, a granja Tsuru teve uma redução de 95% de infestação, o que comprova a eficácia do Fator Mallo em aves. Em épocas de infestação o uso de produtos químicos era mensal, sendo que agora é semestral e somente em alguns setores isolados.
Atualmente a granja Tsuru tem índice mínimo de infestação, conhecida como uma das maiores da cidade de Bastos.
“Desde 2005 a granja Tsuru não sofre mais com problemas de parasitos e mastigadores, conseguindo obter uma excelente produção”, conta Mitsuo.