HOMEOPATIA ANIMAL
HOMEOPATIA VETERINÁRIA

Testículos aumentados em animais

Você está brincando com o seu pet, com direito a lambeijos, e muito carinho e ao acariciar a barriga do seu cãozinho, nota que os testículos dele estão aumentados, o que fazer quando estiver nessa situação? O que pode gerar esta reação em cães?

É claro que a primeira atitude deve ser buscar imediatamente um médico veterinário para ter um diagnóstico preciso. Entretanto, este é um dos principais sintomas de câncer no testículo e para que você possa saber mais sobre o mundo do seu fofuxo, ficando atento aos sinais e sabendo como preveni-lo desta enfermidade, vamos abordar neste conteúdo alguns pontos importantes desta doença.

Causas

Os testículos são órgãos sexuais masculinos que constituem o sistema reprodutor, sendo responsáveis pela produção de espermatozoides e do hormônio testosterona e encontram-se dentro do saco escrotal.

Eles possuem um formato redondo e oval e quando desenvolvem o câncer apresentam uma massa firme em seu interior, fazendo com que sua estrutura seja aumentada ou esteja visivelmente irregular.

O câncer nos testículos é uma das doenças que mais atingem os cães machos, independente de raça, idade ou sexo, porém, se desenvolvem principalmente nos que se encontram em idade avançada (entre 8 a 15 anos).

No momento, ainda não há nenhuma causa específica conhecida sobre o surgimento deste câncer, entretanto, a presença de criptorquidismo (quando um ou ambos os testículos permanecem na cavidade abdominal, ou seja, não descem para o saco escrotal), fatores genéticos (quando há presença desta enfermidade na linhagem do animal) ou trauma constante no escroto, são alguns fatores que contribuem para o surgimento desta doença.

Sintomas

Ficar atento aos sintomas desenvolvidos pelo animal é essencial para que a doença seja identificada o mais rápido possível e tratada adequadamente.

Em sua fase inicial o câncer não apresenta sintomas, apenas o surgimento do nódulo no testículo. Porém, quando se encontra em fase avançada apresenta os seguintes sinais:

  • Dor na região escrotal ou abdominal;
  • Aumento dos testículos;
  • Aumento na região abdominal;
  • Tosse;
  • Prostração (Estado de extremo abatimento físico);
  • Hiperssexualidade;
  • Irritação e agressividade;
  • Fertilidade alterada.

Tratamentos de testículos aumentado

O tratamento se dá por meio de remoção cirúrgica do testículo afetado pelo nódulo ou a retirada total da bolsa escrotal, quando a doença já está em fase avançada.

A recuperação cirúrgica costuma ser rápida e em 24 horas o animal já pode voltar a sua rotina normal.

homeopatia veterinária

Prevenção

Para prevenir seu fofuxo desta enfermidade é importante a realização de exames de rotina, principalmente, se o animal se encontra em idade superior a 8 anos (fase que os animais possuem mais chances de desenvolver a doença), neste caso, o indicado é que ele faça checapes pelo menos uma ou duas vezes por ano.

Outra forma de prevenção de sofrerem com testículos aumentados muito indicada pelos profissionais, é a castração do animal ainda quando filhote.

Além destas indicações, apalpe sempre os testículos do seu cãozinho para verificar se há alguma alteração de tamanho ou irregularidade. Caso encontre leve-o imediatamente ao médico veterinário para que possam fazer exames mais detalhados.

Para ajudar o seu pet com o sintoma de testículos aumentados, a Arenales Homeopatianimal desenvolveu o FATOR PRÓ ERECTA®, um medicamento 100% homeopático que auxiliará no tratamento. O produto não apresenta risco de intoxicação para a pessoa que irá manipulá-lo e nem para o animal, mas lembre-se sempre de consultar o médico veterinário antes de inseri-lo na rotina do seu cãozinho.

 testículos aumentados

Cadastre-se e receba dicas de cuidados com o seu PET

02.07.2020

Postado em Animais em Geral

Dê dua opinião

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.