Homeopatia já é usada em várias espécies de animais e com avestruzes. O tratamento no Brasil já tem vários anos. Em avestruzes, o tratamento é indicado em processos infecciosos, melhora de postura, endo e ectoparasitas.
Trabalhando dentro da filosofia homeopática, a busca pelo equilíbrio físico e emocional é uma das noções mais resumidas do tratamento. Em avestruzes, o tratamento homeopático pode ser de resultados nitidamente verificados em campo e a curto, médio ou longo prazo. Estima-se uma média de resultados nitidamente notados de 15 a 30 dias, o que é considerado um tratamento rápido, quando comparado a tantos outros medicamentos ministrados pela alopatia. O segredo está nas doses e no cumprimento da recomendação das mesmas para aquele determinado número ou lote de animais.
Os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados na água, na ração, ou diretamente na boca do animal, ou ainda, em suplementos vitamínicos. O manejo do medicamento é simples. “Desde que se respeitem as doses indicadas e se faça de acordo com todas as indicações homeopáticas, se terá resultados excelentes”, enfatiza Evandro Garcia Lopes, médico-veterinário homeopata.
Não se sabe, com exatidão, como começou a Homeopatia no Brasil junto aos animais, mas sabe-se que a ciência homeopática é tida, em variadas opiniões médicas, como essência de crendices, lendas, magias ou mesmo superstição. Quem insiste nestas teses hipotéticas não conhecem profundamente o assunto, ou não aplicaram corretamente a homeopatia, seja em seres humanos ou em animais, até para mitificá-la desta tal maneira. Não há nada que comprove sua ineficiência. Tanto é verdade que a homeopatia passou a ser aplicada em avestruzes por conta de um mercado no Brasil em plena expansão, um mercado que precisava de novas descobertas, experiências ou de alternativas medicamentosas. Ainda segundo Evandro, que é franco em sua resposta, o interesse e a criação de uma linha específica de produtos homeopáticos para avestruzes partiu da união de produtos de alta qualidade e de muito trabalho.
O médico-veterinário explica também como age os medicamentos homeopáticos em avestruzes dizendo que a Homeopatia é uma ciência que trata dos indivíduos e não da doença. Ainda de acordo com ele o objetivo maior é tratar a causa que no caso é o animal. “A visão é que, com medicamentos homeopáticos se produza avestruzes de qualidade, tentando sempre controlar a imunidade desta ave assim como eram a muitos anos atrás, sem sofrer o impacto de quaisquer desequilíbrio e suas consequências, como por exemplo, o estresse”, complementa Evandro. “É importante salientar que os seres humanos desequilibram totalmente a natureza; selecionaram indivíduos mais produtivos, ao contrário da natureza, que sempre prioriza os mais resistentes por seleção natural, isso aumentou a concentração de indivíduos gerando estresse e modificou todo o ecossistema”. Explica médico-veterinário.
A HOMEOPATIA COMO FERRAMENTA PREVENTIVA
Concordando com o médico-veterinário do Laboratório Arenales, somos obrigados a concordar que não existem terapias milagrosas ou cura instantânea. Assim, ele explica que os medicamentos homeopáticos podem ser pensados e aplicados como medicamentos de caráter preventivo em sua quase totalidade que junto com manejo, nutrição e sanidade auxiliarão o produto a ter os resultados finais que em maioria são, lucratividade e satisfação.
Uma das maiores vantagens é o controle do estresse. “Já que controla o estresse, o processo reprodutivo será muito equilibrado e os resultados não só serão visualizados no aumento produtivo de avestruzes de potencial genético, bem como na qualidade de ovo, pois se trabalharmos com uma medicina preventiva desde o início, teremos um embrião melhor formado, um animal jovem melhor e em consequência um melhor reprodutor ou reprodutora. E ainda complementa, “a Homeopatia junto ao avestruz pode ser aplicada com grandes resultados, pois temos medicamentos para estresse que trabalham mantendo o equilíbrio animal e mantendo os níveis de hormônio de estress(cortisol) em equilíbrio. Com isto o indivíduo equilibrado a tendenciosidade de doenças (bactérias, fungos e vírus oportunistas) será bem menor”.
CRIADOR S