Já notou que o mês de janeiro é danado para dar vermes e carrapatos no rebanho bovino? Tudo fruto das altas temperaturas e umidade, que formam um clima perfeito para a proliferação desses parasitos que tanto prejudicam o gado e podem provocar sérias doenças podendo levar o animal à morte.
Segundo o médico veterinário da Arenales Homeopatianimal, Guilherme Lesche Marques, falando de carrapato, cada fêmea em postura é capaz de botar cerca de 3000 ovos. “Tem propriedades que o nível de infestação é muito alto, ainda mais durante o verão, que é o período de eclosão dos carrapatos. Por isso é importante fazer um trabalho preventivo por meio da homeopatia veterinária”, afirma.
Conforme o médico veterinário, inviabilizando esta postura, aos poucos se está reduzindo a população de carrapatos do ambiente. A necessidade de banhos carrapaticidas nos animais tratados com homeopatia veterinária tendem a ficar menos frequentes, até que eles não precisem mais ser feitos. “Com o uso dos Fatores Homeopáticos, em poucos dias a infestação é reduzida a níveis aceitáveis, e o rebanho irá apresentar uma pelagem com muito brilho”. Ele ainda ressalta que os carrapatos caem no chão. “Os que não caírem ao solo estarão secos na pelagem, como se ocorresse um processo de mumificação, o que não representa mais riscos ao gado”.
Quanto aos vermes, eles também geram prejuízos, principalmente provocando, dependendo da infestação, o emagrecimento dos animais. De acordo com Guilherme, com um único medicamento homeopático, é possível prevenir estes dois parasitos. “A homeopatia veterinária para o tratamento de vermes é muito eficaz. Depois que o animal começa a ingerir a medicação, os exames de fezes O.P.G (Ovos Por Grama), já apresentam melhora”.
Outra vantagem do uso da homeopatia veterinária, é que os animais não ficam com resíduos na carne e também no leite. “O abate pode ser imediato, e depois de tratada a mastite, o leite já pode ser comercializado, sem período de carência”, destaca.