Logo Arenales Blog

Xô sedentarismo! Diário de um Pet

19-11-2019 |

Querido aumigo diário, eu andava muito estressado com a correria e preocupações do meu dia a dia: cuidar do papel higiênico, guardar as meias da mamãe, tirar a roupa do varal, aparar as plantinhas do jardim e muitas outras responsabilidades de casa, mas a mamãe percebeu toda essa minha irritabilidade e resolveu que iríamos fazer exercícios físicos toda semana.

Sabe o que significa isso? Passeio TO-DA SE-MA-NA.

Imediatamente corri para meu irmão Ambrósio para dar a boa notícia, mas o preguiçoso logo fez aquela cara de enjoado que prefere o aconchego da sua almofada (comum em raças menores), repleto do sedentarismo, o que não adiantou nada, pois ele iria querendo ou não. Afinal, atividade física é tão importante para nós pets quanto é para os serumaninhos, pois gera uma melhor qualidade de vida, além de prevenir e controlar diversos problemas físicos e mentais.

“Vem Ambrósio, vamos visitar o Dr. Gerônimo!”

A primeira coisa que a mamãe fez ao decidir que teríamos uma rotina ativa foi nos levar ao Dr. Gerônimo, um senhorzinho dos cabelos brancos, muito engraçado. Confesso que no começo eu tinha medo de ir ao veterinário, o Ambrósio então, vish nossa, fazia xixi só de lembrar, mas hoje a gente sabe que é muito importante e ele até brinca com a gente! Enfim, fomos eu, mamãe e o Ambrósio, para podermos entender direitinho o nosso organismo e termos a melhor rotina de exercícios possível, sem exigir tanto de nós.

Como tenho um porte grande, o Doutor liberou exercícios diários ou ao menos 3 vezes na semana, mas como o Ambrósio, tadinho, é menorzinho e está um pouquinho acima do peso ele indicou uma rotina mais leve de no máximo 3 vezes na semana e por períodos menores que o meu. Eu falei pro Ambrósio não comer tanto e nem ficar só dormindo, agora ele vai passear menos vezes na semana. Fiquei até com dó, mas é bom que ele aprende a me ouvir.

Caminhada e Corrida – “Vamos Ambrósio, você consegue! ”

Começamos de leve nossas atividades, fomos para um parque bem bonito onde encontramos vários outros aumigos, uns mais altos, outros mais baixos, uns mais rápidos outros mais lentos, uns filhotes igual o Ambrósio e outros mais velhos. Cada um se exercitando no seu ritmo, sem exageros para não prejudicar a saúde.

Começamos com uma caminhada leve, e parávamos algumas vezes para tomar um pouco de água. Quando a mamãe viu que já havíamos nos acostumado com o pique da caminhada chamou a gente para correr um pouquinho … Nossa, foi muito gostosoo, aquele vento batendo no meu rostinho, foi muito divertido e quando a gente estava quase cansando a mamãe logo parava e voltávamos a fazer caminhada. Sempre intercalando pra não cansar demais a gente e pra tomar um pouquinho de água.

A gente passou um bom tempo nessa sequência de correr e caminhar, mas o Ambrósio, ah o Ambrósio, tão pequenininho, tão fofinho (pra não dizer, de novo, acima do peso), não conseguia fazer a sequência por muito tempo e logo escapava pra dar uma descansada (justo, já que a ideia não é exagerar no exercício).

Natação – “Mamãe eu posso ser um peixinho?”

Hora de pegar a toquinha, os óculos de natação e dar um merecido tibum na piscina, mas não é pra bagunçar não é para exercitarmos ainda mais o nosso corpinho.

Durante a semana, além de irmos ao parquinho agora vamos também para a natação, um esporte completo para todos os aumiguinhos pets. Mas só se isso não gerar medo neles hein!. Augustina mesmo, nossa vizinha, foi com a gente, mas conseguiu entrar só depois de duas semanas, nossa praufessora é tão legal que não obrigou a Augustina a entrar, mas foi fazendo com que ela se acostumasse com a água e só depois de perder o medo que ela entrou. E se divertiu pra cachorro!

Outro aumiguinho que conhecemos foi o Gregório, no começo ele era bemmm estressado, mais do que eu até. Mas também, morando numa caixa lá no alto, sem quintal (Como ele consegue viver SEM QUINTAL?), parece que chama aupartamento, quando ele fica sem sair pra fazer exercício fica irritado, e com razão. Mas agora, com uma rotina ativa, ele tá bem mais feliz e tranquilão.

Frisbee – “Deixa que eu pego mamãe”

Esse é o mais legal de todos!

É simples, a mamãe pega um objeto, que não seja pontiagudo, e lança para que a gente possa ir buscar pra ela. O Gregório também gosta dessa brincadeira, mas o Ambrósio não gosta muito não, na verdade nem todos os cachorros gostam, mas eu curto bastante, além de queimar bastante calorias e fortalecer os músculos.

Ah, mas o combinado é o seguinte, quando cansar a gente para. Nada de exagerar!

Uma coisa importante que o Gregório me contou foi que os pets nenéns que ainda não foram vacinados não podem sair de casa pra fazer essas atividades, o ideal é que façam o exercício dentro de casa mesmo, sabia? Pois é, ele sabe porque o irmãozinho dele é neném e não pode sair de casa ainda.

Bom, por hoje é só querido aumigo diário, quando tiver mais novidades dos meus dias venho aqui pra te contar!

  • Share post

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo