Qual a diferença entre fitoterapia e a homeopatia?
A fitoterapia é utilização de plantas apenas, no qual passam por processo de extração (tinturas) de suas propriedades para a formulação de substâncias terapêuticas. Para se conseguir um produto fitoterápico selecionamos a planta ou parte dela e a colocamos com uma quantidade de álcool, deixando-a por alguns dias, onde se retira seu extrato e mistura com água e outras substâncias para se fazer seu uso.
A fitoterapia deixa efeito residual das plantas no medicamento preparado e pode ter efeitos colaterais nos indivíduos que dela fazem seu uso,ou serem tóxicas. Ex: pulverização em vacas com timbó pode levar ao aborto.
A homeopatia utiliza em sua formulação além de plantas, animais e secreções de seres vivos, minerais, que sofrem processos de diluição e trituração (agitação do produto já preparado dentro de frascos, para que haja a liberação do potencial energético do medicamento) destes produtos.Estes processos se chamam dinamização.
São diversas as potências empregadas (ex. CH 1 = 1centesimal Hahnemaniano, CH2, CH3, CH6, CH12 e assim por diante) sendo que estas vão variar de acordo com o caso clínico e a conduta do médico veterinário homeopata.
Em outras palavras, a fitoterapia é um extrato de plantas, e a homeopatia corresponde a energia de seu princípio ativo, que pode ser entre outros, uma planta.