Avaliação No Desenvolvimento Ovariano Dos Fatores Homeopáticos Em Galinhas De Postura Da Linhagem Bovans White
Sato, C.1; Bonamin, L. V2.
1 Veterinário, Mestre pela Universidade Paulista – SP.
2 Veterinário, Professora Titular do Departamento de Imunologia da Universidade Paulista
satocesar@uol.com.br
INTRODUÇÃO
O período de cria e recria são extremamente importantes para a obtenção de uma boa galinha de postura e o sistema de criação em gaiolas, na produção de ovos em galpões de cria é o que predomina no Brasil. No tratamento de criações de alta densidade populacional, pela facilidade de aplicação, baixo custo e ausência de resíduos na carne e ovos, a utilização de medicamentos homeopáticos adicionados à água de bebida ou à comida tem representado uma boa alternativa. Vários trabalhos foram publicados atestando a eficácia dos medicamentos homeopáticos cadastrados no MAPA
CONCLUSÃO
As aves tratadas com Fatores Homeopáticos apresentaram maior desenvolvimento ovariano, no peso absoluto e na relação peso ovário / carcaça, possivelmente devido a terem acelerado o desenvolvimento ovariano das aves tratadas, apesar de seu mecanismo de ação permanecer ainda desconhecido.
Considerando serem todas as aves da mesma idade, houve fortes indícios de que o tratamento no grupo A, acelerou o seu desenvolvimento ovariano.
® Fauna & Flora