Diarréia Em Leitões: Causa Multifatorial Trata-Se Com Homeopatia

ARENALES, M.C.(1) LOPES, E.G.(2) MORAES, F.V.(3)
(1)Médica Veterinária especialista em Homeopatia pelo CFMV, Bióloga e Engenheira Agronômica – Presidente Prudente – SP – Brasil
(2)Médico Veterinário especialista em Homeopatia pelo Instituto François Lamasson – Ribeirão Preto – SP – Brasil
(3)Médico Veterinário especialista em Homeopatia pelo FACIS-IBEHE – São Paulo – SP – Brasil

PROPRIEDADE:
GRANJA COXILHA
MUNICÍPIO:
SAUDADES – SC – BRASIL

HISTÓRICO:
A referida propriedade possuía como obstáculo ao sucesso econômico da atividade as diarréias e encefalites posteriores que ocorriam na maternidade, determinando baixa conversão alimentar, alto índice de refugos e alta mortalidade. O processo iniciava como diarréia e complicava-se em encefalite. Os leitões acometidos eram abatidos, pois o tratamento convencional de eleição não apresentava benefícios medicamentosos e os animais morriam apesar dos tratamentos.

CONCLUSÃO
Segundo CASTRO (2005), o Circovirus suíno tipo 2 (PCV-2) pertence ao gênero Circovirus da família Circoviridae. É considerado “vírus emergente”, tendo sido associado, principalmente, à Síndrome de Refugagem Multissistêmica dos Suínos (SEM).
Para os autores, a ocorrência no Brasil ainda não está estabelecida e falta um levantamento exato. Na referida propriedade não existe diagnóstico da etiologia de refugo, podendo ser decorrente de outras causas etiológicas ou mesmo nutricionais. No entanto, a proposta do tratamento homeopático em tratar a sintomatologia clínica e não a etiologia evidenciou resultados plenamente satisfatórios; desta forma mantivemos os conceitos de HAHNEMANN (1976), medicando o doente e não a doença.

Quer falar com a gente?

Nossa equipe está ansiosa para atender seu contato

COPYRIGHT @ 2020 - Arenales - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo