Fatores Homeopáticos Contra O Estresse Do Desmame Em Bezerros Aberdeen Angus – Lisboa
Apresentado no XXVII Congresso Mundial de Buiatria – Lisboa
Arenales, M.C.¹; marques, G.L.²; Lopes, E.³
¹ Instituto Brasileiro de estudos Homeopáticos, IBEHE
² Veterinario autônomo
³ Instituto Homeopático Lamasson
INTRODUÇÃO
O desmame dos bezerros costuma ser realizado entre os 6 e 8 meses devida, ocasionando um período de grande estresse para a vaca e sua cria.
Nesse período a vaca pode perder o cio e o bezerro fica mais susceptível a doenças, uma vez que estressado e nervoso perde o apetite e emagrece. Além disso, com seu sistema imunológico deprimido vira alvo fácil de vermes, diarréias e outras infecções.
Para contornar os prejuízos durante esse período vários recursos e medicamentos são utilizados na tentativa de controlar a situação. A homeopatia tem demonstrado ser de grande eficácia para combater muitos dos problemas enfrentados na pecuária. Seu uso é totalmente seguro, principalmente pelas suas características de inocuidade uma vez que não deixa resíduos nos produtos de origem animal(carne e leite) e de não ter“período de retirada”(0dias)aliadas à sua eficácia.
CONCLUSÃO
Os resultados alcançados com o uso dos fatores homeopáticos FATOR ESTRESSE® e FATOR PRÓ® facilitaram alcançar a meta da fazenda de evitar a perda de peso dos bezerros e manter o peso deles no desmame.
O tratamento homeopático apresentou bom resultado e foi incorporado no manejo e programa nutricional do desmame.