Fatores Homeopáticos no Tratamento de Aeronoma Hydrofila, psicultura específica PACU (Piaratus mesipotamicus) no Brasil
Apresentado no 3º Congresso Mundial de Aquicultura e Pesca na China.
(1) Arenales, M. Carmo e (2)Bittencourt, S.J.O (*).
(1) Médica Veterinária Especialista em Homeopatia pelo CFMV, Bióloga e Engenheira Agrônoma – Brasil.
(2) Médica Veterinária Especialista em Homeopatia pelo IBEHE – Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos – Brasil.
INTRODUÇÃO:
O experimento teve como principal objetivo avaliar a eficácia, segurança e uso de Fatores Homeopáticos contra um surto infeccioso que apareceu durante os meses de setembro a dezembro.
O surto foi atribuído à infecção por uma bactéria gram-negativa, denominados Aeromona hydrophila. Na doença causada por bactérias que são observados alguns sintomas, tais como perda de apetite, lesões circulares sobre o corpo, distensão abdominal, destruição por necrose da barbatana, natação lenta, protusão anormal dos olhos (exoftalmia) com aspecto opaco e hemorrágico. Alguns animais apresentaram sintomas característicos desta doença e o diagnóstico foi de ordem sintomática.
CONCLUSÕES:
FATOR INFECÇÕES AQUICULTURA, associado com o FATOR AQUICULTURA ESTRESSE, provou ser um tratamento eficaz contra a infecção causada por Aeromona hydrophila. Os peixes mostraram uma melhor imunidade, recuperação no crescimento e ganho de peso normal. Houve uma ativação e estimulação dos mecanismos de defesa dos peixes e eliminação do estresse que seriam causados pelo manejo frequente comparado com o tratamento e manejo convencional.
(*) Veterinária Homeopata no Laboratório Arenales