Uso do Fator Endecto Aquicultura no Tratamento de Infestação Parasitária em Tilápias, no Brasil
Apresentado no 3º Congresso Mundial de Aquicultura e Pesca na China.
(1)Arenales, M. Carmo e (2)Bittencourt, S.J.O (*)
(1)Médica Veterinária Especialista em Homeopatia pelo CFMV, Bióloga e Engenheira Agrônoma – Brasil.
(2)Médica Veterinária Especialista em Homeopatia pelo IBEHE – Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos – Brasil.
INTRODUÇÃO:
A avaliação dos Fatores Homeopáticos foi realizada em uma fazenda de peixes criados em tanques, desde a fase juvenil (de 10 g até 100 g) e engorda até atingir o peso comercial. Durante o experimento de campo na fazenda sofreu duas infestações , em diferentes períodos, que estavam causando grandes prejuízos para o proprietário.
O primeiro surto foi causado por Lernaea, também conhecida como verme-âncora. Os peixes afetados começaram a apresentar anemia, perda de peso, hematomas no corpo (na região se percebe visivelmente inflamada) e alguns deles morreram, possivelmente porque eles se tornaram vulneráveis e suscetível a doenças secundárias causadas por bactérias e fungos.
No segundo surto, algum tempo depois, causada por Trichodina, de acordo com o diagnóstico feita através de esfregaços padronizados recolhidos a partir da pele e brânquias. Alguns peixes apresentaram sintomas como letargia e erupções cutâneas. Esfregavam o corpo onde eles podiam e gerando na pele lesões que causaram infecções secundárias por bactérias e fungos.
CONCLUSÕES:
Em ambos os casos, foram observadas melhorias significativas após o início do tratamento com Fatores Homeopáticos, tais como: aumento da imunidade, diminuição da infestação e mortalidade de peixes, carne de melhor qualidade e aumento de rendimento de carcaça, melhorando os resultados da exploração e os lucros obtidos. O FATOR ENDECTO AQUICULTURA, em uso contínuo, mostrou-se eficaz no controle de parasitas internos e externos e por esta razão foi administrado duas vezes por semana, como tratamento preventivo na fazenda, após o final do período experimental.
(*) Veterinária Homeopata Laboratório Arenales